Palestrante

DANIANE PEREIRA

·         Daniane Pereira (UFSB):

Mestra em Letras (Unimontes); Especialista em Libras no Contexto da Educação Inclusiva (Prisma); Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG); Especialista em Supervisão - com Ênfase em Coordenação Pedagógica (Faculdades Santo Agostinho); Especialista em Educação à Distância (Unimontes); Licenciada em Letras Libras (IFNMG); Licenciada em Pedagogia (Funorte), Licenciada em Normal Superior (Unimontes), Licenciada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UNOPAR). Professora de ensino superior (Libras e Educação Inclusiva) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), chefe da Seção de Atendimento Educacional Especializado.

O USO DE EXPRESSÕES NÃO-MANUAIS NAS LÍNGUAS DE SINAIS

As expressões não-manuais (ENMs) nas línguas de sinais (LS) incluem movimentos do corpo e expressões faciais. Para além de elementos com valor afetivo, as ENMs, também, possuem elementos com valor gramatical. Dentre suas funções: distinguir itens lexicais, participar da construção sintática e contribuir com processos de intensificação. As ENMs participam da construção do significado nas LS tanto quanto os parâmetros primários: configuração, movimentos e localização das mãos (PAIVA et al, 2018, p. 1136).

 

Objetivos:

·         Esclarecer e/ou desvendar as funções exercidas pelas expressões não-manuais da Língua de Sinais Brasileira (Libras);

·         Discutir sobre a importância linguística das expressões não-manuais nas línguas de sinais.

Desta forma, convidamos a comunidade interna e externa da UFSB.