Palestrante

MARILDA DE SANTANA SILVA

Professora e Artista pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher-NEIM-UFBA, Profa. Permanente do Mestrado Profissional em Artes PROFARTES-UFBA e Profa. Colaboradora do programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Profa. Associada do Instituto de Humanidades e Artes Prof. Milton Santos- IHAC-UFBA. Cantora, com três álbuns gravados e atriz. Possui Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013-2014) com bolsa CAPES e Pós-doutorado pelo Instituto de Instituto de Artes da UNICAMP (2019-2020) sob a supervisão do prof. Dr. Roberto Zan com a pesquisa a genealogia da intérprete negra na música popular brasileira: lócus e focos de resistência. Possui Doutorado em Ciências Sociais, Mestrado em Artes Cênicas e graduação em História pela Universidade Federal da Bahia. Lançou em 2009 pela EDUFBA o livro: As Donas do Canto, fruto de sua tese de doutorado. Organizou mais dois livros pela EDUFBA. Caymmi 100 Panoramas diversos (2014) e As bambas do samba; mulher e poder na roda (2017-2020). Pesquisou sobre a figura da baiana na canção brasileira que resultou em quatro programas veiculados na rádio educadora e um CD solo de nome "Qual é, baiana?" lançado em maio de 2012. Coordena o grupo de pesquisa. Canto de cada canto. Na área de gestão Cultural é Criadora, gestora e curadora do Projeto Troféu Caymmi de 1985 - 20107, Projeto que estimula, revela novos talentos e movimenta a cadeia produtiva da música. Foi curadora do Festival de humor e performance e faz parte do conselho editorial da revista Multidisciplinar da UNIT. Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (2016-2017). Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas-áreas: música, Cultura e Identidade, Cultura e arte, feminismo negro, Arte-Educação, Teatro, voz, dentre outros.

Produção Cultural em debate

Dra. Marilda de Santana Silva faz parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher - NEIM Instituto de Humanidades e Artes Prof. Milton Santos - IHAC Universidade Federal da Bahia e vem desenvolvendo atividades e pesquisas relacionadas à Produção Cultural. Sua participação no 1o Ciclo de debates e oficinas do PopTecs objetiva compartilhar a experiência acadêmica e profissional da docente no que tange à Produção Cultural na Bahia e no Brasil.