Professora Adjunta do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Professora permanente do Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) da UFSB. Líder do RG CLIMA - Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas, Direito e Sociedade, na UFSB. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016, com bolsa de estudos da CAPES), com estudos doutorais no United Nations University Institute of Advanced Studies in Sustainability (Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade da Universidade da ONU), em Tokyo, Japão (2014), com bolsa de estudos da CAPES. É Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, com bolsa de estudos da CAPES), especialista em Direito Internacional (Damásio). Tem estudado direito e mudanças climáticas, o regime climático internacional, suas relações com o direito internacional, as florestas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
As respostas do Direito para as mudanças climáticas
As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios da atualidade, com impactos significativos em diversos setores da sociedade. O Direito, como ferramenta de regulação social, tem um papel fundamental na busca por soluções para esse problema global. Durante o encontro, abordaremos temas como:
Principais marcos regulatórios nacionais e internacionais da mudança do clima Responsabilização: Quem deve arcar com os custos das mudanças climáticas? Adaptação e Mitigação: Como o direito pode auxiliar na mitigação e adaptação aos impactos climáticos? Litigância climática: Quais os mecanismos jurídicos para forçar o cumprimento da legislação climática? Justiça climática: Como garantir a equidade na distribuição dos ônus e benefícios das ações climáticas?
Sua participação é fundamental para enriquecer este debate e construirmos juntos um futuro mais sustentável