ACESSIBILIDADE E SUAS DIFERENTES DIMENSÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
ACESSIBILIDADE E SUAS DIFERENTES DIMENSÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch
(UFRRJ). Pós-doutora pela Goethe
Universität Frankfurt am Main, UNI-FRANKFURT, Alemanha e também pela Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação (UERJ); Mestra em
Educação (UERJ); Especialização em Altas Habilidades (UERJ). Graduada em
Educação Especial, com habilitação em Deficiência Intelectual (UFSM). Teve
experiências internacionais como professora visitante no Institut für
Sonderpädagogik da Goethe Universität, na Alemanha, com bolsas da CAPES e do
Programa de Internacionalização da própria universidade alemã. Atualmente, é
Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),
onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc). Coordena o
Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). No campo
da cooperação internacional, coordenou o consórcio "Educação e
Diversidade" do programa CAPES/FIPSE (20102014), e desenvolve projetos em
parceria com universidades da Alemanha, Espanha e Estados Unidos, incluindo a
Stanford University, com quem integra uma equipe global de pesquisa em educação
inclusiva. É também consultora de mais de 20 revistas e agências de fomento,
como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. É fundadora e atual coordenadora do Fórum
Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, além de ter
fundado o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, que coordenou até 2023.
É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, reconhecida como Cientista do
Nosso Estado pela FAPERJ, e foi Jovem Cientista do Nosso Estado por duas
edições.
ACESSIBILIDADE E SUAS DIFERENTES DIMENSÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL