IARA MARIA LOPES RANGEL

Graduada em Agronomia (2012) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mestrado e doutorado em Ciência do Solo também pela UFRRJ (2014 e 2018, respectivamente). Atuando na área de manejo e conservação do solo em sistemas de produção, com ênfase em práticas que contribuem para melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Atualmente, trabalha na área de extensão rural, em Assentamentos Agroecológicos no Extremo Sul da Bahia, como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação da (NACE-PTECA, ESALQ). Também contribui como educadora e pesquisadora da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), ministrando aulas em Curso Técnico em Agroecologia e em Curso de Especialização em Agroecologia e Educação do Campo (UFSB), bem como nos cursos não formais para agricultores e agricultoras. Trabalha com as temáticas Agroecologia, agricultura orgânica, manejo agroecológico, tecnologias sociais, transição agroecológica, sistemas agroflorestais, metodologias participativas, manejo ecológico do solo, saúde do solo e das plantas, unidades demonstrativas, bioinsumos e agricultura camponesa.

PAINEL: INICIATIVAS REGIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL