Prof.ª Dr.ª Vanessa Regina de
Oliveira Martins (UFSCar). Pós-doutora Sênior pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação
em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora e
Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada
em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade
Católica de Campinas (PUCCAMP). Especialista em Psicopedagogia Institucional e
Clínica - Atualize/Unibem. Professora Adjunta IV no Departamento de Psicologia
da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de
Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa
(TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em
Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de
Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Membra da Comissão
Editorial da Revista de Educação Especial (UFSM) - Editora de Seção. Coordenadora
e criadora do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras
(UFSCar/FAPESP/PROEX). Coordena um Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da
Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Membra e pesquisadora da Rede de Investigação em
Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE/UNISINOS).
Modalidade bilíngue de ensino de surdos e novos desafios para sua implantação: currículo e avaliação
O objetivo do II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS, é congregar professores e acadêmicos da área de
Letras e Educação, tradutores, intérpretes (pessoas surdas e não surdas) e
demais interessados em refletir e discutir sobre aspectos que envolvem a língua
de sinais, tais como aspectos linguísticos; contato de línguas; bilinguismo;
aquisição de L2; aquisição da LSB; oralidade e escrita de LSB, políticas linguísticas
voltadas às pessoas surdas; tradução e interpretação; processo de ensino e
aprendizagem comoprimeira (L1) e
segunda língua (L2).