Palestrante

TAURINO ARAÚJO

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (Buenos Aires), especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, 1993 e Especialista em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).  Especialização em História e Antropologia, Faculdade Serra Geral - Minas Gerais, 2022. Secretário do Ano - Ubatã. Medalha Thomé de Souza - Câmara Municipal de Salvador - CMS, 2011. Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, maior honraria do Estado. Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2013. Cidadão Honorário de Salvador - CMS, 2009. Cidadão Honorário de Gongogi - CMG, 2009. Título de Cidadão Feirense, Câmara Municipal de Feira de Santana, 2016. Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itabuna comemorativa do Cinquentenário de Taurino Araújo, com debate sobre a sua Hermenêutica da Desigualdade e reflexos na Universidade e Ensino Públicos e Gratuitos. Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Itabuna pelo transcurso do Cinquentenário de Taurino Araújo e sucesso de sua Hermenêutica da Desigualdade: Uma Introdução às Ciências Jurídicas e também Sociais, 2019. Destaque 2018 - Amigo do Hapkido, Confederação Brasileira de Hapkido, 29 de maio de 2018. Investidura na patente de Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33, pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, 2022. Membro Honorário do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Placa-moção de Honra ao Mérito ao cidadão Taurino Araújo - Secretaria de Educação, Ubatã, 2022. Título 10 anos de Maçonaria Regular - Loja Maçônica Francisco Borges de Barros de Estudos e Pesquisas Maçônicos nº 137, Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), 2022. Sócio Efetivo do Trissecular Instituto dos Advogados da Bahia – IAB e Sócio Efetivo da Associação Bahiana de Imprensa – ABI.

Participação Cidadã com Mediação às Avessas: da locução escritural à interlocução espontânea com as

Descrição da palestra Segundo Mario Nelson da Costa Carvalho, autor do artigo Taurino Araújo, pensador do agora, quem sabe se situar conforme a sua diferença dispõe de mais independência de sentimento, pensamento e ação. Destarte, ao remeter a situação determinada, recorrente em diversos sistemas de justiça, este método não apenas identifica desigualdades, mas as diminui, ao ampliar possibilidades tanto individuais quanto coletivas de superação. Tal ocorre quando, científica e ordenadamente, Taurino se desprende do contingenciamento histórico de como era  –  e tem sido – a lei dos livros (law in the books), na qual o racismo estrutural e outras formas de discriminação, dissimulados, se inserem. Considerada por Pedro Lino de Carvalho Jr. “uma epistemologia brasileira”, o alargamento da figura do receptor também protagonista da magistral historiografia de Taurino Araújo supera desvantagens reais e constrói a efetividade da lei em ação, para solucionar, satisfatoriamente, as questões processuais concretas (law in action)

Biblioteca do Campus Jorge Amado (presencial)   Colóquio: Da locução escritural à interlocução espontânea com as diversas audiências - 24/10/2022 10:00 - 12:00