FABIANA DE SOUZA COSTA

Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Autora dos Livros "ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários" (Editora Michellotto) e "O ProUni e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude" (Editora Gramma). Pesquisadora na área da Educação Superior; Acesso à Universidade; Educação e Trabalho; Políticas Afirmativas; Juventude; Políticas Públicas Educacionais. Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) - gestão 2003-2005. Conselheira do Conselho Nacional de Juventude (gestão 2008/2009). Presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (gestão 2008/2010). Coordenadora-Geral de Relações Estudantis - SESu/Ministério da Educação (2013-2015). Atualmente é docente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Lançamento de Livro

A pesquisa de Fabiana Costa tem exatamente esta questão como objetivo central: investigar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e identificar se, enquanto política pública de acesso à educação superior, ele possibilitou melhores condições de acesso ao mercado de trabalho, assim como melhorias na condição socioeconômica dos seus egressos. A conclusão da autora é categórica ao afirmar que “os egressos reconhecem a contribuição da educação superior para a alteração e melhoria da sua condição socioeconômica, por meio do aumento da renda e mobilidade social”. E diz mais: para os egressos, “o acesso ao ProUni representa uma perspectiva de ampliar o conhecimento, a formação profissional, a qualificação para o mercado de trabalho e para a evolução na carreira. Além disso, surge como destaque a importância da continuidade dos estudos por meio de cursos de pós-graduação, especialização, cursos técnicos, certificações, entre outros. A formação acadêmica recebida com a graduação significou ampliar os horizontes para os egressos no que se refere ao desenvolvimento das atividades no mercado de trabalho atual”. (Dilvo Ristoff)

Biblioteca do Campus Jorge Amado (presencial)   Lançamento de Livro: O PROUNI e seus egressos - Autora Fabiana Costa - 25/10/2022 16:00 - 16:40