Palestrante

ANA ESTELA HADDAD

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1988), Mestre (1997), Doutora em Ciências Odontológicas (2001), Livre-Docente (2011) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Fousp . Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2010, tendo participado da idealização e implementação do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), pela Política Nacional de Educação na Saúde , Programa de Educação pelo Trabalho em saúde - PET Saúde, REVALIDA. Em 2011 ocupou o cargo de Diretora de Programas e Secretária Substituta da SGTES. Foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional da BIREME/OPAS (2012), membro da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos (2007-2014). Foi membro da Comissão de Área de Avaliação da CAPES - Odontologia (Mestrados Profissionais) - 2013-2017. Foi Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms (gestão 2014-2015) e Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaude (ABTms) - 2017-1019. Atualmente é membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).. É membro do Grupo SAITE de Pesquisa do CNPq. Linhas de pesquisa: Educação Superior na Saúde, Educação Permanente na Saúde, Força de Trabalho em Saúde, Políticas públicas de educação e de saúde, Primeira Infância, Telessaúde, Teleodontologia, Educação mediada por tecnologias. É Coordenadora Adjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas para a Metrópole (NAP Escola da Metrópole) e Coordenadora da Estação FOUSP-ABENO da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (Ministério da Saúde/OPAS). É uma das representantes do Brasil na Red de Lideres por la Primera Infancia (Rede Latino Americana, integrada por líderes de 28 países), convidada pela ex-Presidente do Chile Michelle Bachelet.

“Educação Permanente e Interprofissionalidade na saúde da família em tempos de crise sanitária

MESA REDONDA 1 - EXPOSITORA 1