Palestrante

LINA RODRIGUES DE FARIA

Historiadora, Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/Uerj (1994), Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/Uerj (2003), com pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, 2004-2006 (com Bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP) e pós-doutorado Sênior em Saúde Coletiva IMS/Uerj, 2009-2010 (com Bolsa da FAPERJ). Pesquisadora do Convênio FIOCRUZ/FAPERJ na Casa de Oswaldo Cruz (1996 - 2000). Especialização em Preceptoria Médica para o SUS, Sírio Libanês. Professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Coordenadora Institucional do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF/UFSB). Coordenadora do Laboratório de Práticas Educação e Saúde ( https://laboratoriodepraticasufsb.webnode.com/). Foi Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI-Saúde) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), de julho de 2017 a julho de 2019, Coordenadora do Programa de Pós-graduação Especialização em Saúde Coletiva (PPGESC) de maio de 2018 a junho de 2019 e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF/UFSB) de julho de 2017 a junho de 2019. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Desigualdades Sociais (UFSB/CNPq), Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Ciência, Saúde e Sociedade" (UFJF), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos interdisciplinares sobre subjetividade, relações de poder e violência e pesquisador no grupo de pesquisa Territórios, Modelagens e Práticas em Saúde da Família, Fundação Oswaldo Cruz. Ex-bolsista da Fundação Rockefeller. Editora Associada da Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Parecerista de revistas indexadas, tais como: História, Ciência, Saúde: Manguinhos e Ciência, Saúde e Sociedade e Saúde Coletiva. Parecerista Periódicos da Coleção SciELO Brasil. Fundadora do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI da UFJF). Tem experiência em pesquisas em áreas da Saúde Coletiva e das Ciências da Saúde, com ênfase nos seguintes temas: envelhecimento e vulnerabilidades, violências e exclusão social, desigualdades sociais e iniquidades em saúde, redefinições das práticas profissionais e formação profissional; políticas públicas e participação social. No momento realiza pesquisas e tem publicações, em revistas indexadas, sobre o Cuidar na Saúde do Idoso, Formação Interprofissional em Saúde, Violências e Desigualdades Sociais, Emergência das Profissões de Saúde no Brasil. Autora de livros sobre a Reforma Sanitária no Brasil, a Cooperação Internacional em Saúde, Processo de Envelhecimento e Fenômenos de violência e suas consequências psicossociais.

La pandemia y la salud pública en Ibero-América: secuelas socio-sanitarias y lecciones aprendidas

Coordenação da mesa redonda internacional