Palestrante

MARCIO FLORENTINO PEREIRA

Em 1981 quando em sua formação superior em Odontologia pela UFG, Márcio Florentino Pereira iniciou uma trajetória de trabalho pela Reforma da Saúde no Brasil, participou dos movimentos estudantis junto ao Centro Acadêmico de Odontologia na UFG e do movimento Sindical dos Profissionais de Saúde - como Presidente do Sindicato do Odontologistas do Estado de Goiás - SOEGO. Em 1994 se tornou professor auxiliar da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, presidiu a Associação de Docentes da UFG durante dois anos, atuou como tesoureiro da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior -ANDES. Em 2003 ingressou na Universidade de Brasília ? UNB. Onde atuou como professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva e pesquisador associado do Núcleo de Estudos em Saúde Pública - NESP da UNB, com especialização em Políticas de Saúde Pública e em Odontologia Social e Preventiva. Em 2010 se formou Doutor em Ciências da Saúde com estágio no Centro de Estudos Sociais em Coimbra, tendo como Orientadores os professores Boaventura Sousa Santos e João Arriscado Nunes, sendo suas principais áreas de atuação nos temas da Democracia Participativa e Controle Social em Saúde, Saúde no Campo, Educação Permanente e Formação Profissional e Saúde Bucal Coletiva. Participou como Chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, na implantação dos Cursos de Graduação e de Pós Graduação em Saúde Coletiva, assim como na coordenação do PRÓ SAÚDE e do Sistema Saúde Escola do Paranoá, na Faculdade de Saúde da UnB. No início de 2012, Dr. Márcio Florentino Pereira, assume como Conselheiro Titular do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal, e inicia uma nova etapa de seu trabalho pela Saúde no Brasil, assumindo o Conselho Nacional de Saúde ? CNS como Secretário Executivo, a convite da Secretaria de Gestão Participativa e Estratégica do MS. Em 2014 é convidado a compor a equipe de implantação da Nova Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, onde ocupa o cargo de Decano de Saúde em 2015 e inicia o processo de implantação do Curso de Medicina e das Residências Médicas em Teixeira de Freitas BA. Em 2016 assume o cargo de Pro Reitor de Gestão Acadêmica da UFSB. Atualmente é o Diretor Técnico de Extensão da UnB, a convite da Reitoria desta universidade.

Diálogo gestão – controle social e acesso com equidade

Coordenador da Mesa de Encerramento