CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA

Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1978). Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996). Professora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do curso de Mestrado do Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, na área de Política, Planejamento e Gestão de sistemas de saúde. Pesquisadora do Observatório de Análise Política em saúde (ISC-UFBA). Membro do Conselho Editorial das revistas Interface (UNI/UNESP), Saúde em Debate (CEBES), Saúde e Sociedade, parecerista das revistas Ciência & Saúde Coletiva (ABRASCO), dos Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e membro do Conselho Editorial da Revista Baiana de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas áreas de Política, Planejamento e Gestão de sistemas de saúde, Organização de serviços de saúde e Formação de pessoal em saúde. Publicou artigos, livros e capítulos de livro que tratam do processo de construção do SUS, da mudança do modelo de atenção à saúde no Brasil e de experiências inovadoras de formação de pessoal em saúde. Ultimamente vem se dedicando à prosa poética, tendo publicado "Violenta e Doce" (EDUFBA, 2004), "Sal, Pimenta e mel" (Étera, 2006), "Mulheres, comuns e extraordinárias" (Étera, 2010), "Andorinhas; pequena memória da Reforma Sanitária Brasileira". (Hétera, 2011),"Reinventando o Brasil: pequena memória da construção do SUS" (Hétera, 2014) e, mais recentemente, "Selenita" (Hétera, 2016) e "Serenata" (Hétera, 2018).

Impactos de uma pandemia nas desigualdades sociais, culturais, econômicas, sanitárias e educacionais