Palestrante

LUIZ ANTONIO DE CASTRO SANTOS

Sociólogo. Master of Sciences (Harvard School of Public Health, 1974) e PhD em Sociologia (Harvard University, 1987). Docente Permanente (Colaborador), Mestrado Profissional em Saúde da Família, PROFSAÚDE/MPSF/UFSB/CAPES, Centro de Formação em Ciências da Saúde, UFSB. Professor Visitante Sênior da Universidade Federal do Sul da Bahia, campus de Porto Seguro (maio 2015-maio 2017). Prof Visitante Sênior, Departamentp de Sociologia, UFSC, Florianópolis, SC (junho 2017 - out. 2018). Professor Visitante Sênior/ CAPES - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA (2018- ). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição da qual se aposentou em fevereiro de 2015 e onde exerceu as funções de ensino e pesquisa desde 1987, no Instituto de Medicina Social. Pesquisador do CNPq. Membro do CA do CNPq, na área de Ciências Ambientais e Engenharia (abril 2011-junho 2014). Membro do Comitê Julgador do Programa Editorial CNPq/Capes, Chamada 09/2012, sob a condução impecável de Ângelo da Cunha Pinto, para análise de propostas de publicação de periódicos científicos. Indicado pelo CNPq como consultor na etapa de acompanhamento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos: possibilidade de autonomia para mulheres extrativistas no Norte e Nordeste do Brasil - Chamada 32-2012. Indicado pelo CNPq como consultor para a avaliação de Projeto sobre sexualidade e epidemia de HIV/Aids em Campo Grande, MS - Chamada 25/2015, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Em 2015, Consultor da FAPEAM -- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -- como membro do Comitê Assessor do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores. Recebeu a medalha do Centenário da Fundação Oswaldo Cruz, em 2000, por contribuição relevante à pesquisa histórica e sociológica em saúde pública no Brasil. Dedica-se a temas do Pensamento Social no Brasil e às Teorias Sociológicas, à Sociologia e à História da Saúde e ao estudo de representações sociais. Líder do Grupo de Pesquisa (Diretório do CNPq), sobre Instituições e Representações de Saúde. Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, acompanhamento por biópsia, internação hospitalar e tratamento por quimioterapia e radioterapia de um câncer na laringe. No plano da produção intelectual, defende e valoriza o produto "resenhas" como atividade fundamental da vida acadêmica, de efetiva troca inter pares. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Medicina Social da UERJ (2011-2012). Postula a criação da Plataforma Brasil-Humanas, como Plataforma independente para as Ciências Humanas e Sociais. Defende a recuperação urgente do Escola Pública e do Ensino Básico em tempo integral, em todo o Brasil -- na linha das propostas de Darcy Ribeiro. Defende a recuperação urgente dos salários, hoje aviltantes, pagos aos professores das redes públicas, municipais e estaduais. No plano da educação brasileira, em palestras na Abrasco, entre outras oportunidades, tem discutido o pensamento de Paul Ricoeur como relevante para uma crítica do abandono de imensos contingentes de jovens, negligenciados em escolas públicas de flagrante precariedade em todo o país.

Impactos de uma pandemia nas desigualdades sociais, culturais, econômicas, sanitárias e educacionais

Coordenador da Mesa Redonda