Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS (11.01.06.06)
Código: CAM0005
Nome: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 45 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Plano de ensino. Plano de aula. Procedimentos e estratégias de ensino. Aprendizagem ativa. Avaliação da aprendizagem. Observação e regência supervisionada no ensino superior.
Referências: ANASTASIOU, Léa G. C.; ALVES, Leonir P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Univille, 2012. GIL, Antonio C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa G. C. Docência na educação superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção docência em formação – Vol. I). SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. VEIGA, Ilma P. A.; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001. Artigos científicos diversos e atuais publicados em periódicos nacionais e internacionais aderentes à ementa do componente curricular, como ‘Higher Education’, ‘Pedagogies: na international journal’, dentre outros.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49