Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS (11.01.06.06)
Código: CAM0009
Nome: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Princípios da Educação Ambiental (EA) crítica. Contextualização da crise socioambiental. Trajetórias da EA, especialmente na América Latina e no Brasil. EA como subsídio estratégico em processos de conservação e uso da biodiversidade tropical. Condicionantes da EA no estado da Bahia e seus reflexos em licenciamentos ambientais e atividades de manejo da biodiversidade regional. Análise crítica de políticas públicas, programas e projetos de EA.
Referências: BAHIA. Lei n. 12.056, de 07 de janeiro de 2011. Institui a política de educação ambiental do estado da Bahia, e dá outras providências. Diário Oficial [do] Estado da Bahia, Salvador, BA, jan. 2011. BELL, D.R. Creating green citizens? Political liberalism and environmental education. Journal of Philosophy of Education, 38(1): 37-53, 2004. BRASIL. Decreto n. 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a política nacional de educação ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jun. 2002. BRASIL. Programa nacional de capacitação de gestores ambientais: licenciamento ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2009. CARO, T.; MULDER, M.B.; MOORE, M. Effects of conservation education on reasons to conserve biological diversity. Biological Conservation, 114: 143-152, 2003. CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011. CARO, T.M.; PELKEY, N.; GRIGIONE, M. Effects of conservation biology education on attitudes toward nature. Conservation Biology, 8(3): 846-852, 1994. COLE, A.G. Expanding the field: revisiting environmental education principles through multidisciplinary frameworks. The Journal of Environmental Education, 38(2): 35-45, 2007 CUNHA, S.B.; GUERRA, A.J.T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaya, 2010. EHRENFELD, D.W. The conservation of non-resources. American Scientist, 64(6): 648-656, 1976. FERRARO JÚNIOR, L. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, DEA, 2005. GARAY, I.; DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais. Petrópolis, Editora Vozes, 2001. GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2000. GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P.P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004, p. 25-34. HAMMERMAN, E.; VOELKER, A.M. Research based objectives for environmental education: consensus on the past; a base for the future. Science Education, 71(1): 29-40, 1987. HERRMANS. I.M.; REID, R.E. Developing awareness of the sustainability concept. The Journal of Environmental Education, 34(1): 16-20, 2002. LAYRARGUES, P.P. Para onde vai a educação ambiental? O cenário político ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, 14: 398-421, 2012. LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. (Orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 18-44. SERRÃO, M.A.; WALTER, T.; VICENTE, A. Educação ambiental no licenciamento: duas experiências no litoral baiano. In: LOUREIRO, C.F.B. (Org.). Educação ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias: a perspectiva do licenciamento. Salvador: Instituto do Aeio Ambiente - IMA, 2009, v. 5, p. 105-146. SILVA, R.L.F. O meio ambiente por trás da tela - estudo das concepções de educação ambiental nos filmes da TV Escola. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2007. TIDBALL, K.G.; KRASNY, M.E. Toward an ecology of environmental education and learning. Ecosphere, 2: 21, 2011. VAN WEELIE, D.; WALS, A.E.J. Making biodiversity meaningful through environmental education. International Journal of Science Education, 24: 1143-1156, 2002. VAUGHAN, C.; GACK, J.; SOLORAZANO, H.; RAY, R. The effect of environmental education on schoolchildren, their parents, and community members: a study of intergeneral and intercommunity learning. The Journal of Environmental Education, 34 (3): 12-31, 2003. VIEZZER, M.; OVALLES, O. Manual latino-americano de educação ambiental. São Paulo: Gaia, 1994. WILSON, E.O. (Ed.). Biodiversidade. Trad. Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. Artigos recentes diversos publicados em periódicos da área, como ‘Biodiversity and Conservation’, ‘Conservation Letters’, ‘Environmental Education Research’, ‘Journal for Nature Conservation’, ‘Science Education’, ‘The Journal of Environmental Education’, dentre outros.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49