Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0001
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES RACIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo das principais políticas sociais contemporâneas e suas implicações para a educação na perspectiva da raça, do gênero, da sexualidade e da classe social. Análise crítica das diferentes concepções, significados e utilizações que vêm sendo atribuídos aos conceitos de diversidade e de diferença nos projetos políticos em disputa no campo da educação brasileira
Referências: BENTO, Maria Aparecida Silva. Branquitude e poder – a questão das cotas para negros. In: Sales Augusto dos Santos (org). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. CUNHA JR. Henrique. Nós, afro descendentes: história africana e afro-descendente na cultura brasileira. In: Romão Jeruse (org) Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. CRUZ, M.S. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: Romão Jeruse (org) História da Educação do Negro e outras histórias.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para Todos) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos - Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana- Ministério da Educação, Brasília. 2004 FRY, Peter: A persistência da raça. Ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005. GOMES, Joaquim Barbosa. Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. In: Sales Augusto dos Santos (org). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/0Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: GOMES, Nilma Lino (org) Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. – São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo: Ed. 34, 1999. MAGGIE, Yvonne. O debate que não houve: a reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. In: Fry Peter. A persistência da raça. Ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, pp.301-320. 2005. PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas sob a perspectiva dos direitos humanos. In: SANTOS,Sales Augusto dos (org). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. PEREIRA, Amauri Mendes. Escola: espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra. In: Romão Jeruse (org) História da Educação do Negro e outras histórias Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para Todos) SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei nº 10.639/03como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro.In: SANTOS, Sales Augusto. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. SILVÉRIO, Valter Roberto. Ações afirmativas e diversidade étnica e racial.. In: Sa Augusto dos Santos (org). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. WEDDERBURN, Carlos Moore. Do marco histórico das políticas públicas de ações afirmativasperspectivas e considerações In: Sales Augusto dos Santos (org). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49