Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Privacidade. Para saber como a UFSB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0002
Nome: FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ensino-aprendizagem: epistemologias pós e decoloniais. A educação e as diferenças étnico raciais: perspectivas interseccionais. Perspectivas para o ensino de História da África, cultura africana e indígena e das relações étnico-raciais para a Educação Básica.
Referências: Candau, V. M. & Moreira, A. F. (Orgs.) (2008), Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 1a. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 245p . Canen, A. G. & Canen, A. (2005), Organizações Multiculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Canen, A. & Santos, A. R. (2009), Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores em Educação. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Gosh, R. (2012), Diversity and Excellence in Higher Education: is there a conflict? Comparative Education Review, v. 56, n.3, p. 349-365. Oliveira, I. De (2006), A Formação de Profissionais de Educação para a Diversidade Étnico-Racial. In : Muller, M. L. R & Paixão, L. P. (orgs.), Educação, diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, p. 127 – 160. Sleeter, C. (2010), Decolonizing Curriculum, Curriculum Inquiry, v. 40, n.2, p. 193-204. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos; Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - 463e9cb10ec5.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.61