Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0002
Nome: FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ensino-aprendizagem: epistemologias pós e decoloniais. A educação e as diferenças étnico raciais: perspectivas interseccionais. Perspectivas para o ensino de História da África, cultura africana e indígena e das relações étnico-raciais para a Educação Básica.
Referências: Candau, V. M. & Moreira, A. F. (Orgs.) (2008), Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 1a. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 245p . Canen, A. G. & Canen, A. (2005), Organizações Multiculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Canen, A. & Santos, A. R. (2009), Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores em Educação. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Gosh, R. (2012), Diversity and Excellence in Higher Education: is there a conflict? Comparative Education Review, v. 56, n.3, p. 349-365. Oliveira, I. De (2006), A Formação de Profissionais de Educação para a Diversidade Étnico-Racial. In : Muller, M. L. R & Paixão, L. P. (orgs.), Educação, diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, p. 127 – 160. Sleeter, C. (2010), Decolonizing Curriculum, Curriculum Inquiry, v. 40, n.2, p. 193-204. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos; Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49