Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0003
Nome: IMPERIALISMOS E DESCOLONIZAÇÕES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresenta reflexões sobre o imperialismo colonial nos debates intelectuais e políticos. Estuda as formas como se expandiu o imperialismo no continente negro a partir das guerras de conquista, partilhas territoriais, investimentos, praticas econômicas, políticas e culturais; Estuda as condições de negociação com o colonizador ou a adaptação a condição particular dos princípios filosóficos e ideológicos característicos das sociedades europeias, assim como as suas formas de mobilização. Analisa as estratégias de solidariedades e de praticas que levaram a África a independência.
Referências: ALENCASTRO, Luis Felipe de. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Cia das Letras, 2000. FAGE, J. D. “ A evolução da historiografia da África da historiografia da África”. Historia Geral Da África I. Metodologia e pré-historia da África. Brasília: UNESCO, 2010 M’BOKOLO, Elikia. África Negra, história e civilizações. Salvador: UFBA, Casa das Áfricas, 2009. M’BOKOLO, Elikia. África negra, história e civilizações no século XX. Lisboa: Edições Colibri, 2007 SILVA, Alberto da Costa e Silva. A manilha e o libambo a África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FBN, 2002, 79-132. SERRANO, Carlos e WALDMAN, Maurício. Memória d’Africa, a temática Africana em sala de aula. São Paulo: Editora Cortez, 2007. ILIFFE, John. A África pobre. A História. Cambridge University Press, 1987 ZI ZERBO, J. História da África Negra. UNESCO, 1978 OLIVER, Roland. A experiência Africana, da pré História aos dias atuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994 SILVA, Alberto da Costa e Silva. A enxada e a lança. África antes dos portugueses. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1992. Luís Reis Torgal, Fernando Tavares Pimenta, Julião Soares Sousa(orgs) Comunidades imaginadas: nação e nacionalismos em África. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2008. BRUNCHWING, Henri. A partilha da África. São Paulo: Perscpetiva, 1974. CANEDO, Letícia. A descolonização.Da África. São Paulo: Atual, 1985. NKUMAH, Kwame. Neocolonialismo. Ultimo estagio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia Letras, 1995.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49