Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0005
Nome: HISTORIOGRAFIA AFRICANA E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Uso de nomenclaturas e conceitos para o estudo de história da África e fontes para o estudo da História da África; construção e revisão das teorias racistas, evolucionistas e eurocêntricas elaboradas sobre os africanos; diversidades e especificidades que recobrem o continente e suas múltiplas configurações sociais; revisa a herança intelectual africana e afro brasileira sobre os estudos do continente africano.
Referências: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso em 18 de maio de 2013. Mattos, Hebe Maria (2003). O Ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In Abreu, Martha e Soihet, Rachel, Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro, Casa da Palavra/FAPERJ, pp. 127-136. Disponível em: Oliva, Anderson R. (2003). A História da África nos Bancos Escolares: repre- sentações e imprecisões na literatura didática.Revista Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n° 3, set./dez., pp. 421-462. _____ (2004a). A África, o imaginário Ocidental e os livros didáticos. In Pantoja, Selma & Rocha, Maria José (orgs.), Rompendo silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília, DP Comunicações. _ BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: Pantoja, Selma & Rocha, Maria José (orgs.) (2004). Rompendo silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília, DP Comunicações. Bittencourt, Marcelo (2004). Possibilidades e dificuldades da pesquisa em temas africanos. In Pantoja, Selma & Rocha, Maria José (orgs.), Rompendo silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília, DP Comunicações. ACHEBE, Chinua. O mundo se despedeça. Tradução de Vera Queiroz da Costa e Silva. São Paulo : Ática. 1983. Horta, José da Silva (1995). “Entre história européia e história africana, um objecto de charneira: as representações”. Actas do Colóquio Construção e Ensino da História da África. Lisboa, Linopazes. Curtin, P. D. (1982). Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e contribuição à história em geral. In Joseph Ki-Zerbo (org.), História Geral da África, vol. I. São Paulo, Ática/Paris, Unesco. Difuila, Manuel Maria (1995). Historiografia da História de África. Actas do Colóquio Construção e Ensino da História de África. Lisboa, Linopazas, pp. 51-56. Lopes, Carlos (1995). A Pirâmide Invertida – historiografia africana feita por africanos. Actas do Colóquio Construção e Ensino da História da África. Lisboa, Linopazes. M’BOKOLO. Elikia. África negra. História e civilizações. Tomo I (até séculoXVIII). A dinâmica do oceano índico. Cap.III. Parte B. pp.492-504 Fage, J. D.& Oliver, Roland (1980). Breve História da África. Lisboa, Sá da Costa. Gilroy, Paul (2001). O Atlântico negro. Rio de Janeiro, UCAM/Editora 34. Ki-Zerbo, Joseph (1982). História geral da África: metodologia e pré-História da África. vol. Oliver, Roland (1994). A experiência africana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora. Pantoja, Selma (2000). NzingaMbandi: mulher, guerra e escravidão. Brasília, Thesaurus. Saraiva, José Flávio Sombra (1996). O Lugar da África. Brasília, EdUnB. HERNANDEZ, Leila Leite. África na sala de aula – visita à história contemporânea. 2a Ed., São Paulo, Selo Negro, 2008.

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