Referências: |
APPIAH, Kwame A. Na casa do meu pai: A África na Filosofia da Cultura. São Paulo: Ed.
Contraponto, 2007.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: Notas Sobre Uma Posição Disciplinar. In:
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade: Uma Abordagem Epistemológica Inovadora. São
Paulo: Selo Negro Edições, 2009.
CESAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1977.
DIOP, Cheikh-Anta. Nations négres et culture: de l'antiquité ncgre égyptienne aux problcmes
culturels de l'Afrique Noire d'aujourd'hui. Paris: Presence Africaine, 1955.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora/MG: Ed. UFJF, 2006. FOE, Nkolo. África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo?
Acomodação de Atlanta ou iniciativa histórica? Educar em Revista, Editora UFPR, Curitiba,
Brasil, n. 47, jan./mar. 2013, p. 175-228.
HOUTONDJI, Paulin. Sur la "philosophie africaine". Paris: Maspéro, 1976.
MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-asiáticos, Ano 23, nº 1,
2001, pp. 171-209. ______. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Angola: Edições Mulemba,
2014.
MUDIMBE, Valentim Y. A invenção da África. Lisboa: Editora Pedago, 2013.
OBENGA, Theophile. La philosophie africaine de la période pharaonique
(2780-330 a. C.), Paris: LHarmattan, 1990.
RAMOSE, Mogobe. African philosophy through ubuntu. Harare: Mond Books Publishers, 1999.
_______. Globalização e Ubuntu. In: SANTOS, Boaventura de Sousa,
MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. Lisboa: Edições Almedina, 2009.
_______. Sobre a Legitimidade e o Estudo da Filosofia Africana. Ensaios Filosóficos, v. IV, p. 6-
23, out./2011.
SENGHOR, Leopold S. Liberté I: Negritude et humanisme. Paris: Seuil, 1964.
TOWA, Marcien. Lidee dune philosophie africaine. Yaoundé: Editions Clé,
1979.
_____. Essai sur la problématique philosophique dans lAfrique actuelle.
Yaoundé: Editions Clé, 2009.
_____. Identité et Transcendance. Paris: LHarmattan, 2011. |