Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0008
Nome: ENSINO E ARTE NA DIÁSPORA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta ementa visibiliza pesquisas que articulem arte, cultura e sociedades africanas e diaspóricas. Ademais prioriza estudos sobre a poética negra no Brasil. Interessa reunir reflexões sobre as artes visuais de origem negra, com atenção para os processos criativos e os pertencimentos identitários. Discute a produção artística visual, bem como aspectos históricos, filosóficos, antropológicos e sociais das visualidades negras. Conhecer e analisar processos criativos e trajetórias de criadorxs negrxs. Repensar a formação e a atuação dx profissional negrx da arte, considerando as peculiaridades das identidades e do sistema da arte globalizado.
Referências: Martins, Leda. Performances do tempo espiralar (69-91). In: Graciela Rabetti e Márcia Arbex [org]. Performances, exílios, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Minas Gerais: Poslit, 2002. Cunha Jr, Henrique. Ver vendo, versando sem verso, escrevendo e se inscrevendo no Hip Hop - quem fala, precisa saber sobre o que fala. Há necessidade de uma definição.In: Revista Espaço acadêmico 31 dez 2003 iSSN 1519.6186. MARINHO, Vanessa. MILITÂNCIA NEGRA E EXPRESSÃO ESTÉTICA NO RECIFE (1980 - 2003). In: http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp-content/uploads/2013/11/5Col-p.355-368.pdf HALL, STUART. Da diaspora, identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. CUNHA, Mariano Carneiro da. “Arte afro-brasileira”. In: ZANINI, Walter (organizador). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983, pp. 972-1033. PEDROSA, Mário. “O novo MAM terá cinco museus. É a proposta de Mário Pedrosa”. In: ARANTES, Otília (organizadora). Mário Pedrosa: Política das Artes. São Paulo: Edusp, 1995, pp. 309-312. ACEVEDO, Claudia Rosa. NOHARA, Jouliana Jordan. Interpretações sobre os retratos dos afrodescendentes na Mídia de Massa. Curitiba: RAC, Edição Especial. Em http://www.scielo.br/pdf/rac/v12nspe/a06v12ns.pdf ARAUJO, Emanuel. Catálogo Museu Afro Brasil: Um conceito em perspectiva. Secretaria Municipal da Cultura. São Paulo, 2006. CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ Arte, 2007. CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Teatros de Memórias, Palcos de Esquecimentos: Culturas africanas e das diásporas negras em exposições museológicas. Tese de Doutorado em História, PUC, 2006. CUNHA, Mariano Carneiro, “Arte afro-brasileira” in História Geral da Arte no Brasil/(Org.) Walter Zanini, módulo 13, vol II, - São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983. LODY. O negro no museu brasileiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 CHRISTOFOLETTI, Rogério, BASSO, K. J. Marjorie. O preto no branco: democracia midiática no Brasil e presença de negros nas fotos dos jornais. Em: http://www.labcom.ubi.pt/ec/02/pdf/Christofoletti-Basso-negros-democracia.pdf. FONTELES, Bené; BARJA, Wagner (Org). Rubem Valentim: artista da luz. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2001. MOORE, Carlos. Felá Esta puta vida. Belo Horizonte: Editora: Nandyala, 2011. SILVA, Nelson Fernando Inocencio. Museu afro brasil no contexto da Diáspora: dimensões contra-hegemônicas das artes e culturas negras. Tese de Doutorado em Artes da UNB, 2012. MALYSSE, Stéphane Rémy. Um olhar na mão: imagens e representações de Salvador nas fotografias de Pierre Verger. In: Afro-Ásia, Salvador, UFBA, n. 24, 2000. p. 325-364 Os Herdeiros da Noite – “Fragmentos do Imaginário Negro – 300 anos de ZUMBI”/ textos de Emanoel Araújo et all... – São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1995. PEFFER, John. A diáspora como objeto. In: Rizomaafrofuturismo. http://www.rizoma.net/interna.php?id=148&secao=afrofuturismo LIMA, Heloisa Pires. A presença negra nas telas: visita às exposições do circuito da Academia Imperial de Belas Artes na década de 1880. Rio de Janeiro, v. III, n. 1, jan. 2008. Disponível em: .PRICE, Sally. A Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011. Rubem Valentim: artista da Luz/ projeto de Emanoel Araújo; organização de Ben Fonteles e Wagner Barja; textos de Bené Fonteles et all... – São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2001. SILVA, Dilma de Neto; CALAÇA, Maria Cecília F. Arte africana e afro-brasileira. São Paulo: Terceira Margem, 2006. SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosacnaify, 2006. P.37 – 58. SILVA, Rosangela de Jesus. A imagem do negro e o negro como artista: algumas representações na produção artística do século XIX brasileiro. Mimeo, 2010.

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