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Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/PPGER - ITABUNA
Código: PER0009
Nome: EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E ALTERIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA HERANÇA INTELECTUAL NEGRA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discute os processos de formação docente tomando como ponto central as contribuições das heranças intelectuais negras. Problematiza a educação como lugar-ação política no âmbito das questões sobre diferença e alteridades. Analisa práticas educativas interculturais nas sociedades diaspóricas. O fazer educacional nos quilombos, senzalas, terreiros de candomblé e territórios negros. A contribuição dos intelectuais negros para a educação contemporânea.
Referências: Candau, V. M. & Moreira, A. F. (Orgs.) (2008), Multiculturalismo, Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 1a. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 245p . Canen, A. G. & Canen, A. (2005), Organizações Multiculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Canen, A. & Santos, A. R. (2009), Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores em Educação. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna. Gosh, R. (2012), Diversity and Excellence in Higher Education: is there a conflict? Comparative Education Review, v. 56, n.3, p. 349-365. Oliveira, I. De (2006), A Formação de Profissionais de Educação para a Diversidade ÉtnicoRacial. In : Muller, M. L. R & Paixão, L. P. (orgs.), Educação, diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, p. 127–160. Sleeter, C. (2010), Decolonizing Curriculum, Curriculum Inquiry, v. 40, n.2, p. 193-204. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos; Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

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