Ementa/Descrição: |
A Oficina busca aproximar estudantes de questões importantes nas práticas de criação com sons presentes na arte contemporânea, em diferentes mídias. Partindo do planejamento participativo, com grande atenção ao tempo disponível, deve cobrir práticas e construção de conhecimento em torno de três ou mais dos seguintes temas: criação com sons em diferentes culturas; canções; música instrumental; improvisação; música experimental; arte sonora; trilha sonora (cinema, dança, teatro, intermídia); ambientação sonora; paisagem sonora; soundwalks; música eletrônica e mista; técnicas da performance com dispositivos, instrumentos e vozes. Espera-se que as práticas possam incluir técnicas de: microfonação de vozes, instrumentos, cenas e ambientes; gravação, edição e mixagem; processamentos (efeitos) e síntese sonora; difusão e espacialização do som (estéreo e multicanal, incluindo cinemas); construção de dispositivos sonoros.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAGE, John. Silence: lectures and writings by John Cage. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: a composers sound practice. New York: iUniverse, 2005.
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991. |
|