Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 31 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0012
Nome: ARQUEOLOGIA DA IMAGEM E DA IMAGEM EM MOVIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Prospecções sobre os processos artísticos de criação com a imagem e com a imagem em movimento. Estudo de práticas artísticas com a imagem e com a imagem em movimento na contemporaneidade. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRISELANCE, Marie-France; MORIN, Jean-Claude. Gramática do cinema. Trad. Pedro Elóis Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2011. FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC/SP, 2013. GONÇALVES, Marco Antonio. Devires Imagéticos: A Etnografia, o Outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo; Cengage do Brasil, 2016. AZEVEDO, Teresa . Entre a criação e a exposição: o museu como ateliê do artista. Breve introdução ao tema. Revista Midas, número 3/2014. BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Nota sobra a fotografia. 5. ed. Trad. Júlio Castanõn Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. BRET, Guy. Brasil Experimental: arte/vida, proposições e paradoxos. Trad. Renato Rezende. Organização e prefácio de Kátia Maciel. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no Século XIX. 2. ed. São Paulo: EdUSP, 2008. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. MOTA, Luciara Franco Vidal. Passagens da videoarte à arte contemporânea: fulgurações benjaminianas. Dissertação de Mestrado. PPG em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF. Niterói: 2013. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. de Mônica Costa Netto. Lisboa: Editora 34, 2005. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
AC00SN 2018.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
JM00SN 2020.2 JORNALISMO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SNf 2020.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.50