Ementa/Descrição: |
Prospecções sobre os processos artísticos de criação com a imagem e com a imagem em
movimento. Estudo de práticas artísticas com a imagem e com a imagem em movimento na
contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRISELANCE, Marie-France; MORIN, Jean-Claude. Gramática do cinema. Trad. Pedro Elóis Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC/SP, 2013.
GONÇALVES, Marco Antonio. Devires Imagéticos: A Etnografia, o Outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo; Cengage do Brasil, 2016.
AZEVEDO, Teresa . Entre a criação e a exposição: o museu como ateliê do artista. Breve introdução ao tema. Revista Midas, número 3/2014.
BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Nota sobra a fotografia. 5. ed. Trad. Júlio Castanõn Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BRET, Guy. Brasil Experimental: arte/vida, proposições e paradoxos. Trad. Renato Rezende. Organização e prefácio de Kátia Maciel. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005.
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no Século XIX. 2. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MOTA, Luciara Franco Vidal. Passagens da videoarte à arte contemporânea: fulgurações benjaminianas. Dissertação de Mestrado. PPG em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF. Niterói: 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. de Mônica Costa Netto. Lisboa: Editora 34, 2005.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.
|
|