Ementa/Descrição: |
Teorias formativas e teorias realistas. Poéticas e estéticas da imagem em movimento. Atrações, ficções, experimentações e documentários. Abordagens metodológicas e tipologias imagéticas. Demarcações midiáticas e contextuais. Audiovisual expandido.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARMES, Roy. On Video: O Significado do Vídeo nos Meios de Comunicação. Editora Summus: 1999.
AUMONT, Jacques. A imagem. 8. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu, Cláudio César Santoro. Campinas: Papirus, 2004.
BENTES, Ivana (org.). Ecos do cinema: de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2007.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. São Paulo: EDUSP, 2014.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2011.
LUCENA JR., Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. 3. ed. São Paulo: SENAC-SP, 2011.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 2011.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. Volume II. São Paulo: SENAC/SP, 2004.
RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. Volume I. São Paulo: SENAC/SP, 2004.
SANTAELLA Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005.
SOBRINHO, Gilberto (Org.) Cinema em redes: tecnologia, estética e políticas na era digital. Campinas: Papirus, 2016.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. 2. ed. Trad. Fernando Mascarello. Campinas: Papirus, 2006.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
|
|