Ementa/Descrição: |
Principais modalidades do espaço cênico; possibilidades da cena aberta e cena fechada;
espacialização modos da arte operar no espaço; dispositivos cênicos e adereços como operadores
do espaço cenográfico. Reflexões sobre indumentária e composição cênica: usos, funções, aspectos
e principais concepções. Laboratório teórico-prático que deve perpassar processo/proposição e
experimento de propostas de realização, de preferência atrelada a algum laboratório cênico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários liminares: teatralidades, performances e política.
Uberlândia: EDUFU, 2016.
VARGAS, LISETE ARNIZAUT. O visível e o invisível na criação de um Figurino de dança.
Revista Icônica, Apucarana, v. 2, n. 2, p.125-141, Fev./Ago. 2016
http://revistas.utfpr.edu.br/ap/index.php/iconica/article/viewFile/31/55
RATTO, Giani. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Editora:
SENAC, 1999, 3ªed.
SERRONI, J.C. Figurinos. São Paulo: Editora SESI-SP, 2014. |
|