Ementa/Descrição: |
Desenvolvimento de projetos artísticos que implicam o corpo nas artes do som, da imagem e da
imagem em movimento. Música e dança; trilha, corpo em cena, cinema e teatro; arte sonora e
imersão corporal. Instalação e interação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTANHEIRA, José Cláudio (org.) et al. Poderes do som: políticas, escutas e identidades. Florianópolis/SC: Insular Livros, 2020.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. Editora Perspectiva, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Novas formas do audiovisual. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMORIM, Cláudia; GREINER, Christine (Orgs.) Leituras do corpo. São Paulo: Anna Blume, 2010.
BRENEZ, Nicole. Da figura em geral e do corpo em particular: a invenção figurativa no cinema. Trad. Pedro Veras. 2018 [1998]. Blog Culture Injection
GUIMARÃES, Victor; VERAS, Pedro. Invenção figurativa e pensamento fílmico. In: Manuela PENAFRIA et al. (orgs). Propostas para a teoria do cinema - Teoria dos Cineastas - Vol. 2. 1ed. Covilhã: LabCom. IFP, 2016, v. 2, p. 15-38.
HAGENER, Malte; ELSAESSER, Thomas. Teoria do Cinema: uma introdução através dos sentidos. São Paulo: Papirus, 2018.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, 26, 2003.
OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: autor obra recepção. Em Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 4, n. 4, p. 7-34, mar. 2003.
SANTANA, Ivani. Silêncio, ruído e presença do corpo (tele)sonoro. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital, Salvador, jan. 2014; 1(1): 72-95. |
|