Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0062
Nome: LABORATÓRIO DE PROJETOS: CORPORALIDADES
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Desenvolvimento de projetos artísticos que implicam o corpo nas artes do som, da imagem e da imagem em movimento. Música e dança; trilha, corpo em cena, cinema e teatro; arte sonora e imersão corporal. Instalação e interação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CASTANHEIRA, José Cláudio (org.) et al. Poderes do som: políticas, escutas e identidades. Florianópolis/SC: Insular Livros, 2020. GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. Editora Perspectiva, 2009. SANTAELLA, Lucia. Novas formas do audiovisual. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMORIM, Cláudia; GREINER, Christine (Orgs.) Leituras do corpo. São Paulo: Anna Blume, 2010. BRENEZ, Nicole. Da figura em geral e do corpo em particular: a invenção figurativa no cinema. Trad. Pedro Veras. 2018 [1998]. Blog Culture Injection GUIMARÃES, Victor; VERAS, Pedro. Invenção figurativa e pensamento fílmico. In: Manuela PENAFRIA et al. (orgs). Propostas para a teoria do cinema - Teoria dos Cineastas - Vol. 2. 1ed. Covilhã: LabCom. IFP, 2016, v. 2, p. 15-38. HAGENER, Malte; ELSAESSER, Thomas. Teoria do Cinema: uma introdução através dos sentidos. São Paulo: Papirus, 2018. MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, 26, 2003. OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: autor – obra – recepção. Em Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 4, n. 4, p. 7-34, mar. 2003. SANTANA, Ivani. Silêncio, ruído e presença do corpo (tele)sonoro. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital, Salvador, jan. 2014; 1(1): 72-95.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CAC0799 - LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PROJETOS IV *RESTRITO*
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Sim 4 Sim
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Sim 4 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Sim 4 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Sim 4 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Sim 4 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Sim 4 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Sim 4 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Sim 4 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49