Ementa/Descrição: |
O Laboratório gira em torno de questões da escuta, memória, tempo, corpo, criação, imaginação sonora e notação. Busca a interface com outras linguagens artísticas e tem ênfase no uso de novas tecnologias na criação e composição com sons. Estratégias pedagógicas (dispositivos) e problemas concretos dão início a projetos de criação e composição, levando a debates, relatos, pesquisas, avaliações, sistematizações, apresentações, em torno dos seguintes temas, que podem
ser complementados: técnica e poética, material sonoro, diferença e repetição, rítmica, características e parâmetros do som, o som como processo, intermodalidade e trans/intermídia. Os resultados são compartilhados e apresentados a cada quadrimestre do componente curricular, constituindo-se, quando possível, em projetos de pesquisa do Laboratório.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BUDASZ, Rogério (Org.). Criação musical e tecnologias: teoria e prática interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM, 2010.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2013.
SCHAEFFER, P. Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Texto estabelecido por Carlos Palombini e Sophie Brunet com a colaboração de Jacqueline Schaeffer. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
WISHART, Trevor. On sonic art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996. |
|