Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0068
Nome: CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO SONORA (LAB)
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O Laboratório gira em torno de questões da escuta, memória, tempo, corpo, criação, imaginação sonora e notação. Busca a interface com outras linguagens artísticas e tem ênfase no uso de novas tecnologias na criação e composição com sons. Estratégias pedagógicas (dispositivos) e problemas concretos dão início a projetos de criação e composição, levando a debates, relatos, pesquisas, avaliações, sistematizações, apresentações, em torno dos seguintes temas, que podem ser complementados: técnica e poética, material sonoro, diferença e repetição, rítmica, características e parâmetros do som, o som como processo, intermodalidade e trans/intermídia. Os resultados são compartilhados e apresentados a cada quadrimestre do componente curricular, constituindo-se, quando possível, em projetos de pesquisa do Laboratório. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BUDASZ, Rogério (Org.). Criação musical e tecnologias: teoria e prática interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM, 2010. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2013. SCHAEFFER, P. Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Texto estabelecido por Carlos Palombini e Sophie Brunet com a colaboração de Jacqueline Schaeffer. Belo Horizonte: UFMG, 2010. WISHART, Trevor. On sonic art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SN 2018.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SNf 2020.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49