Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0078
Nome: SONS E MATERIALIDADES (LAB)
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O curso cobre os tópicos abaixo, em ordem de prioridade (não-cronológica), e acontece preferencialmente no ambiente do FabLab. Dispositivos Analógicos de produção sonora, eletrônicos e mecânicos: luteria. Hardware hacking e eletrônica básica. Transdução e eletricidade: captação, amplificação, gravação e difusão. Digitalização e materialidades: softwares, processamento digital, síntese sonora e emulação de dispositivos analógicos. Modos de vibração nos sólidos, gases e líquidos, orgânicos e inorgânicos: experimentos práticos; modelos físicos e matemáticos (não-lineares). Som: características e parâmetros, medições, (re)conhecimento pela escuta e memória (complexidade). Gambiarra na arte contemporânea brasileira (Gambiarrologia). O uso da sonificação de dados na pesquisa científica. Explora diferentes relações entre som e matéria, chegando à construção de dispositivos sonoros (constituem acervo para as Equipes de Aprendizagem Ativa), produtos concretos de processos criativos nessa interface. Entrelaça teoria e prática de maneira coerente e efetiva na construção e uso dos dispositivos, do ponto de vista do ensino-aprendizagem acerca do som e suas materialidades. As atividades constituem oportunidade de configurar projetos e de interagir com a educação básica. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAESAR, Rodolfo. O enigma de lupe. Rio de Janeiro: Zazie, 2016. Disponível em: <http://www.zazie.com.br/pequena-biblioteca-de-ensaios>. COLLINS, Nicolas. Handmade Electronic Music: the art of hardware hacking. London: Routledge, 2006. SCARASSATTI, Marco Antônio Farias. Walter Smetak, o alquimista dos sons. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AVILLA, Wilson Roberto. O que é sonificação? In: Anais do SEFIM, v.2, n.2 (2016). pp.209-212. Disponível em <http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/330/286>. FENERICH, Alexandre e OBICI, Giuliano. Jardim das Gambiarras Chinesas: uma prática de montagem musical e bricolagem tecnológica. In: Revista do Encontro I
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CAC0784 - SONS E MATERIALIDADES
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49