Ementa/Descrição: |
O curso cobre os tópicos abaixo, em ordem de prioridade (não-cronológica), e acontece preferencialmente no ambiente do FabLab. Dispositivos Analógicos de produção sonora, eletrônicos e mecânicos: luteria. Hardware hacking e eletrônica básica. Transdução e eletricidade: captação, amplificação, gravação e difusão. Digitalização e materialidades: softwares, processamento digital, síntese sonora e emulação de dispositivos analógicos. Modos de vibração nos sólidos, gases e líquidos, orgânicos e inorgânicos: experimentos práticos; modelos físicos e
matemáticos (não-lineares). Som: características e parâmetros, medições, (re)conhecimento pela escuta e memória (complexidade). Gambiarra na arte contemporânea brasileira (Gambiarrologia). O uso da sonificação de dados na pesquisa científica. Explora diferentes relações entre som e matéria, chegando à construção de dispositivos sonoros (constituem acervo para as Equipes de
Aprendizagem Ativa), produtos concretos de processos criativos nessa interface. Entrelaça teoria e prática de maneira coerente e efetiva na construção e uso dos dispositivos, do ponto de vista do ensino-aprendizagem acerca do som e suas materialidades. As atividades constituem oportunidade de configurar projetos e de interagir com a educação básica. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CAESAR, Rodolfo. O enigma de lupe. Rio de Janeiro: Zazie, 2016. Disponível em: <http://www.zazie.com.br/pequena-biblioteca-de-ensaios>. COLLINS, Nicolas. Handmade Electronic Music: the art of hardware hacking. London: Routledge, 2006. SCARASSATTI, Marco Antônio Farias. Walter Smetak, o alquimista dos sons. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AVILLA, Wilson Roberto. O que é sonificação? In: Anais do SEFIM, v.2, n.2 (2016). pp.209-212. Disponível em <http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/330/286>. FENERICH, Alexandre e OBICI, Giuliano. Jardim das Gambiarras Chinesas: uma prática de montagem musical e bricolagem tecnológica. In: Revista do Encontro I |
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