Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Privacidade. Para saber como a UFSB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0082
Nome: VÍDEO MUSICAL: A IMAGEM PARA O SOM (LAB)
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As influências precursoras do videoclipe do cinema de atrações à videoarte. A questão das apropriações artísticas e da intertextualidade. A construção imagética dos artistas musicais. Os tipos de performance no videoclipe. Marcas artístico-expressivas e autorais. Principais realizadoras/es no formato. As formas expandidas de videoclipes na internet. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARMES, Roy. On Video: O Significado do Vídeo nos Meios de Comunicação. Editora Summus: 1999. BARRETO, Rodrigo. Parceiros no clipe: a atuação e os estilos autorais de diretores e artistas musicais no campo do videoclipe a partir das colaborações Mondino/Madonna e Gondry/Björk. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009. DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2013. MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 2011. MACHADO, Arlindo. Reinvenção do videoclipe. In: A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2001. p. 173-196. SOARES, Thiago. A estética do videoclipe. João Pessoa: Editora UFPB, 2014.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SN 2018.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SNf 2020.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2025 - UFRN - 463e9cb10ec5.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.67