Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05)
Código: CFA0086
Nome: DIREÇÃO E CRIAÇÃO (LAB)
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O papel e as funções da direção nas produções artísticas do som, da imagem e da imagem em movimento. Autoria e coletividade na criação artística. Teorias, funções e etapas da realização cinematográfica e televisiva. Criação e direção em projetos de produção gráfica, visual e musical. A expansão do campo das artes visuais e suas influências nas artes do som, do audiovisual, da presença, da literatura. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004. BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. CASTRO, Guilherme. A performance do som: produção e prática musical a partir do conceito de sonoridade. Belo Horizonte: Quixote + Do Editoras Associadas, 2017. ISBN: 978-85-66256-19-2 ZETTL, Herbert. Manual de produção de televisão. São Paulo: Cengage do Brasil, 2017. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2005. CASTRO, Guilherme Augusto Soares de. A performance do som: produção e prática musical da canção em estúdio a partir do conceito de sonoridade. 2015. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285167 . Acesso em: 29 ago. 2018. EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 302p. ISBN13:9788580630718 HENRIQUES, Fábio. Guia de Mixagem (v.2): os instrumentos. Editora Música e Tecnologia, 2008. ISBN13: 9788589402118 GROYS, Boris. A solidão do projeto. Disponível em http://www.forumpermanente.org/rede/temporada-de-projetos-na-temporada-de-projetos/textos/a-solidao-do-projeto VALLE, Sólon do. Manual Prático de Acústica. Editora Música e Tecnologia, 2009. ISBN13: 9788589402149
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
SIPSSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIPSSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTE E PRODUÇÃO SONORA - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SN 2018.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIAVSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - ARTES VISUAIS - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim
SI00SN 2018.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
AC00SNf 2020.2 ARTES DO CORPO EM CENA - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - NOTURNO Não 0 Sim
SIADSNf 2020.2 SOM, IMAGEM E MOVIMENTO - PORTO SEGURO - BACHARELADO - Presencial - AUDIOVISUAL - NOTURNO Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49