Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Código: PPGER0034
Nome: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CULTURA E SOCIEDADE: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Essa proposta de componente mobiliza de forma interdisciplinar diversas áreas em torno dos aspectos histórico, epistemológico, social e político do diálogo entre a questão étnico-racial e a produção de conhecimento científico. Seu escopo assenta-se na intersecção da história e filosofia das ciências com as práticas curriculares e de transposição didática dos processos e conteúdos históricos da ciência, em sua relação com saberes e formas de conhecimento oriundos de múltiplas bases étnicas, sociais e políticas. Promove um debate que se fundamenta em duas bases: uma teórico- epistemológica que tem foco nos processos de produção de conhecimento sobre raça, gênero e etnia na história das ciências, e outro didático que abarca a reverberação crítica das questões étnico-raciais e de gênero na formação para o ensino.
Referências:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod v4.10.3_UFSB_1.2.49