Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS (11.01.05.02.01)
Código: PPBIO0003
Nome: ESTÁGIO DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino:abordagem, fundamentos e componentes operacionais. A relação professor-alunoconhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. O Estágio Docência em nível superior tem como finalidade levar o pós-graduando a articular teoria e prática através da aproximação com a realidade acadêmica, assim será considerado como parte da ementa da disciplina as atividades específicas que o estudante realizará junto a prática da disciplina com acompanhamento de aulas junto aos cursos de graduação.
Referências: BERBEL, N. A. N. 1998. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas (PBL): diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface. Comunicação, Saúde, Educação, 2:139- 154. CANDAU, V. M. 2002. A didática hoje: uma agenda de trabalho. In: _________. Didática, Currículo e Saberes Escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, p. 149-160. CASTANHO, M. E. L. M. 2001. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2. ed. Campinas: Papirus. p. 75-89. CUNHA, M. I. da. 2004. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação. 54:525-36. CUNHA, A. M. de O.; BRITO, T. R.; CICILLINI, G. A. Dormi aluno (a)... Acordei professor (A): Interfaces da Formação para o Exercício do Ensino Superior. In: 29ª Reunião Anual da Anped. GT 11-Política e Educação Superior. Caxambu, 15-18 de out. 2006. http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT11-2544--Int.pdf MIZUKAMI, M. G. N. 2003. Ensino: as abordagens do processo. 13. Reimpr. São Paulo: EPU. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. 2004. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez. FREIRE, P.; SHOR, I. 2008. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.. 224 p

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