Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MODULO |
| Unidade Responsável: |
CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E COMUNICAÇÃO (11.01.06.05) |
| Código: |
CFA0065 |
| Nome: |
ARTE, DOCUMENTO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
O trabalho com o documento em processos artísticos no vídeo, no cinema, na fotografia, no desenho, no documentário, etc. Colagem, montagem e outros procedimentos de reapropriação e de recriação. Os processos ficcionais no documentário.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COMOLLI, Jean-Louis, Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Seleção e organização: César Guimarães; Ruben Caixeta Trad. Augustin de Tugny; Oswaldo Teixeira; Ruben Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: SENAC/SP, 2009.
VALE, Glaura Cardoso. A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro. Belo Horizonte: Filmes de Quintal/Relicário, 2016. |
|
|
|
|