Ementa/Descrição: |
Aportes históricos, legais, teóricos e metodológicos para a construção de um ensino de arte decolonial. Pensar em epistemo-diversidades para ultrapassar o pensamento hegemônico eurocêntrico e estadunidense que moldou a história e a teoria das artes a partir de cânones universalizantes e da naturalização das hierarquias e sua consequente aplicação no campo do ensino em arte. Conectar as práticas e os saberes artísticos latino-americanos originários e diaspóricos às questões étnicas, raciais e de gênero no ensino. A partir de novos métodos para a aprendizagem em artes, refletir sobre a necessidade de se atravessar o percurso formativo docente e os processos pedagógicos nos espaços educativos formais e não formais com as questões urgentes do sistema da arte contemporânea: a produção e a circulação da obra de arte, a criação poética subjetiva, o artivismo, e as teorias estéticas.
JUSTIFICATIVA: O CC Ensino e (Re)existência: métodos decoloniais nas artes justifica-se pela urgência de se repensar as práticas educativas diante do cenário das lutas antirracistas e antipatricarcais na arte contemporânea e seus reflexos nas várias dimensões simbólicas dos saberes pedagógicos. O CC propõe a elaboração de estratégias para uma descolonização do ensino em artes e vai ao encontro das necessidades deste colegiado em replicar e desdobrar temas relativos às relações entre arte e educação na criação de horizontes emancipatórios por meio da sistematização de aportes históricos, legais, teóricos e metodológicos para a construção de um ensino de arte decolonial. |
Referências: |
Bibliografia básica
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea. São Paulo: Cortez, 2010.
HALL, Stuart; SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo a afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo Autêntica 2019.
Bibliografia complementar
ANJOS, Moacir dos. CONTRADITÓRIO. Arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
COSTA, Raquel. Após o fim da arte europeia: uma análise decolonial do pensamento sobre a produção artística. Doispontos: Curitiba, São Carlos, volume 15, número 2, p. 89-98, setembro de 2018.
Gómez, Pedro Pablo. Decolonialidad estética: geopolíticas del sentir el pensar y el hacer. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 369-389, maio/ago. 2019. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte
MIGNOLO, Walter; GOMEZ, Pedro Pablo. Estéticas y Opcion Decolonial. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/158826406/Esteticas-y-Opcion-Decolonial-Walter-Mignolo-y-PedroPablo-Gomez-Editores.
_______________. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sursur/20100624094657/6_Mignolo.pdf
MOURA, Eduardo Júnior Santos. ARTE/EDUCAÇÃO DECOLONIAL na América Latina. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 1, p. 31-44, jan./jun. 2019.
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