Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 31 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (11.01.05.07)
Código: PPGER0023
Nome: LABORATÓRIO DO PENSAMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO - TÓPICOS AVANÇADOS EM CONHECIMENTOS E SABERES DA MAIORIA MINORIZADA.
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discute os processos de formação e visibilização dos conhecimentos e saberes do Sul, invisibilizados e subalternizados historicamente pelas epistemologias eurocêntricas. Tem como ponto central as contribuições do Pensamento Negro Contemporâneo articulado na academia e fora dela, oriundo dos movimentos sociais, culturais e de resistência à dominação de raça, classe e gênero. Problematiza a educação como lugar-ação política no âmbito das desconstruções colonialistas. Articula proposições para uma epistemologia do Sul, descolonial e empoderadora da Maioria Minorizada.
Referências: CARNEIRO, A. Sueli. Escritos de uma vida. Prefácio Conceição Evaristo, Apresentação Djamila Ribeiro. Belo Horizonte: Letramento, 2018. BERNADINO-COSTA, Joaze. MALDONADO-TORRES, Nelson. GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. FANON, Frantz. Sociologia de una revolución. – 1 ed. Gualeguaychú: Tolemia (Argentina), 2012. _____________. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. – Salvador: Edufba, 2008. GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa.../ Diápora Africana: Editora filhos da África, 2018. 486 páginas. 1º edição. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade; Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. – 2 Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Trad. Marta Lança. 1º ed. Lisboa, Antígona editores, 2017. NASCIMENTO, Beatriz. IN: RATTS, Alex. 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