Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E BIODIVERSIDADE (11.01.07.01.07)
Código: PPGSAB0020
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processo de elaboração de projetos de pesquisa em saúde, partindo da escolha do tema e delimitação do problema científico, procurando estabelecer uma reflexão acerca das estratégias de investigação, o desenho do estudo com ênfase nas abordagens qualitativas e quantitativas, elementos pré e pós-textuais da dissertação. Redação de textos científicos (artigos científicos/projeto de pesquisa/ Dissertação /Tese)
Referências: FEREIRA,H.S.Redação de trabalhos acadêmicos nas áreas das ciências biológicas e da saúde.Rio de Janeiro:Rubio,2011.269p. FIGUEIREDO, N.M.A.(org). Tecnologias e técnicas em saúde: como e porque utilizá-las no cuidado de enfermagem e tecnologias. São Caetano do sul, SP: Difusão Editora, 2004. TURATO, ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, June 2005. PEREIRA, MG. Artigos científicos - Como redigir, publicar e avaliar. Guanabara Koogan, 383p. 2011. 15. RAMPAZZO, L. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3ª ed. Edições Loyola, 2005, 154p. 16. VOLPATO, GL. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. 125 p., 2008.

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