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Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE (11.01.06.04)
Código: PPGES0037
Nome: CRÍTICA DO COLONIALISMO NAS AMÉRICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: : Discute efeitos e traumas da colonização; estruturas subjetivas, imaginários e a colonização epistemológica. Poderes globais e decolonialidade de saberes locais. Problematiza o racismo epistêmico, o semiocídio, o rebaixamento de saberes e cosmovisões não alinhadas ao eixo Europa – Estados Unidos. Estuda a geopolítica do conhecimento eurocentrado sob a perspectiva da diferença. Problematiza os estudos clássicos que deram origem a esses debates.
Referências: Bibliografia Básica: ALCOFF, Linda Martín. Uma epistemologia para a próxima revolução. Revista Sociedade e Estado, v.31, n.1, p.143-129, jan./abr. 2016. ANZALDÚA, Gloria Evelina. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, n. 8, v.1, p.229-236, 2000. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11. Brasília, maio – agosto de 2013, pp. 89-117. BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado. V. 31, N. 1. Janeiro/Abril 2016. CÈSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2010. HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995. Bibliografia Complementar: HOOKS, bell. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, IFCS/UERJ, PPCIS/UERJ, vol. 3, no 2, 1995, pp.464-479. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la Colonialidad del ser: Contribuciones al desarrollo de um concepto. Carolina do Norte, 2003. MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia. Por uma razão decolonial Desafios éticopolítico- epistemológicos à cosmovisão moderna. In: Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 66-80, jan.-abr. 2014. MIGNOLO, W. Descolonización epistémica y ética: la contribución de Xavier Albó y Silvia Rivera Cusicanqui a la reestructuracion de las ciencias sociales desde los Andes. Rev. Venez. de Econ. y Ciencias Sociales, v. 7, n. 3, p. 175-195, sept.-dic. 2001. MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: A opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, 2008. PRECIADO, Paul. Un apartamento en Urano. Crónicas del cruce. Anagrama: Barcelona, 2019. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2013. WALSH, C. Intercuturalidade, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar; Ediciones Abya-Yala, 2009. WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de reistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de reistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017.

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