Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PAULO FREIRE (11.01.07.02)
Código: IPF0062
Nome: ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS ATRAVÉS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 12 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 12 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: [ Mobilidade Virtual ANDIFES - Destino: Brasil ] Este curso oferecerá aos alunos subsídios básicos para o desenvolvimento das competências linguísticas necessárias para a compreensão de textos em Língua Portuguesa, utilizando-se do vasto repertório que temos em nosso cancioneiro, mais especificamente, na MPB (música popular brasileira). O curso terá como foco a explanação sobre a estrutura de classes do Português, principalmente verbos e nomes. Além desse propósito, também serão importantes para o enriquecimento do repertório dos alunos e ampliação de seus conhecimentos sobre a história e cultura brasileiras. Como uma canção carrega em sua estrutura dois sistemas de linguagem, a verbal e a não verbal, será oferecida também uma contextualização sobre a confluência de sentidos entre ambas, desde uma perspectiva da semiótica da canção.

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