Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE (11.01.06.04)
Código: PPGES0055
Nome: HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Importa nesta disciplina construir reflexões sobre os aspectos de formação cultural brasileira: história e memória dos povos afro-brasileiros. As diversidades culturais delineadas através das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas. O legado cultural dos povos quilombolas, de terreiro, tradicionais e das organizações negras da região Sul da Bahia. Destaca-se o estudo das culturas africanas, diaspóricas e do negro no Brasil, bem como o sistema de arte fundados em práticas culturais dos povos negros. Além disso, as culturas negras e os sistemas de arte ocidentais e autóctones em seus encontros/confrontos e desdobramentos artísticos, da marginalização eurocêntrica à conjuntura política atual. Por fim, os estudos pós- coloniais baseados nas produções culturais a partir do recorte de gênero.
Referências: KABENGELE, Munanga. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, cultura e civilizações. São Paulo: Global, 2009. VELLOSO, Monica Pimenta. As tias baianas tomam conta do pedaço. Revista de Estudos Historicos, volume 3, n 6 1990. HALL, Stuart. Da diáspora, identidades mediações culturais. Horizonte: Editora da UFMG ARAUJO, Renato. Temas de Arte africana. Coleção Ivani e Jorge Yunes. São Paulo: Ferreavox, 2018 ALPHA I Sow, Ola Balogun, Honorat Aguessy, Pathé Daigne. Introdução a cultura africana. Edições 70. Biblioteca de estudos africanos, 2005. REIS, Edmilson Quirino Reis. A representação do corpo humano na arte yoruba. Dissertação em Estética e História da Arte. São Paulo: Usp, 2014 Bibliografia complementar ARAUJO, Sabrina Moura. De volta para onde nunca estive: arte africana e diáspora na bienal de Dakar (1992-2021). Tese de Doutorado em História: Unicamp, 2020. SILVA, Dilma de Neto; CALAÇA, Maria Cecília F. Arte africana e afro-brasileira. São Paulo: Terceira Margem, 2006. GOMES, Flávio dos Santos. Histórias de Quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. MACEDO, Marcio. Abdias do Nascimento: a trajetória de um negro revoltado (1914-1968. Dissertação de Mestrado em Sociologia. São Paulo: USP, 2005 NEPOMUCENO, Nirlene. Testemunhos de poéticas negras: De chocolate e a companhia negra do teatro de revistas do Rio de Janeiro (1926-1927). Dissertação de mestrado em história. São Paulo: PUC, 2006. MATTOS, R. A. de. História e Cultura Afro-Brasileira. Contexto, 2007. HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. SILVA, Nelson Inocêncio. Museu afro Brasil no contexto da Diáspora: dimensões contra-hegemônicas das artes e culturas negras. Tese de Doutorado em Artes da UNB, 2012. SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosacnaify, 2006 GOMES, Thiago e Castro Machado. Ousmane Sembene e os cinemas da África. TCC da Universidade Federal Fluminense, 2013 TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos, origens. São Paulo: Art, 1988.

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