Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MODULO |
Unidade Responsável: |
CENTRO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE (11.01.07.01) |
Código: |
CFS0282 |
Nome: |
NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
0 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( ( IJA0229 ) OU ( IPF0229 ) OU ( CFS0165 ) OU ( PTS0163 ) OU ( CDT0288 ) OU ( CHS0351 ) OU ( ISC0229 ) )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Princípios básicos do sistema nervoso central e periférico que regem o funcionamento do sistema nervoso. Bases morfofuncionais do sistema nervoso no contexto geral do funcionamento somático e visceral. Conceitos básicos da fisiologia do sistema nervoso e organização do tecido nervoso: neurônios e as células da glia. Conceitos sobre comunicação nervosa sinapses, neuromoduladores, circuitarias e redes neurais. Neurofisiologia sensorial: receptores e vias sensitivas e processamento de sensibilidade e percepção. Neurofisiologia da organização motora: sistemas laterais e mediais da organização motora, níveis hierárquicos da organização motora. Neurofisiologia dos estados vegetativos e emocionais: papel do Sistema Nervoso Autônomo, sistema límbico e comportamentos motivados. Neurofisiologia das funções cognitivas superiores: bases e conceitos sobre os mecanismos de aprendizagem e memória, processamento atencional e funções executivas. Neurofisiologia dos estados de consciência: organização do neocórtex e produção da cognição, pensamento, linguagem e inteligência. Neurofisiologia e cronobiologia dos ritmos circadianos: Mecanismo do sono, vigília e atenção, e biomarcadores dos ritmos biológicos. |
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