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Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MODULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PAULO FREIRE (11.01.07.02)
Código: IPF0253
Nome: DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A colonialidade do poder e do saber no Ensino de Ciências. Formação docente e práticas pedagógicas em perspectiva decolonial e interseccional; Epistemologias decoloniais no ensino de ciências da natureza. Mulheres pretas na ciência: pesquisa e abordagem no ensino desde a educação básica; Elaboração de processos e produtos educativos com jogos didáticos, fanzines, cartozines, quadrinhos, fotonovelas como dispositivo de memória, registro, expressão artística, científica, cultural e identitária dos povos tradicionais e da população do Sul/Extremo Sul da Bahia

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