Ementa/Descrição: |
O componente curricular adiciona discussões referentes às bases
epistemológicas, metodológicas, teóricas e práticas para a formulação e
desenvolvimento de pesquisa em comunicação, incluindo-se temas como a
preparação do projeto de pesquisa e a análise de diversos métodos quantitativos
e qualitativos em comunicação, como estudos de recepção, técnicas de análise de
conteúdo, análise de imagem em movimento, análise de discurso, observação
participante, pesquisa-ação e etnografia de mídia.
Adiciona ainda debates referentes ao campo da psicologia social da comunicação:
aplicação dos princípios da psicologia social e da psicanálise na comunicação de
massas, publicidade e propaganda; influência, persuasão e mudança de atitudes;
representações sociais e comunicação; psicologia social discursiva e análise da
comunicação; psicologia social da comunicação, jornalismo e política;
comunicação e novas tecnologias de informação. A psicologia social da
comunicação aplicada à análise de fenômenos contemporâneos: fake news,
emoções coletivas, discursos de ódio e relações de poder. |