Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0001
Nome: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM ARTES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Panorama dos diferentes métodos e perspectivas da pesquisa contemporânea em Artes. A crítica contemporânea aos modelos teóricos herdados da modernidade ocidental e seus paradigmas: sujeito/objeto, natureza/cultura, criador/obra e teoria/prática. Relações e conflitos entre arte, instituições e pedagogia. Interações entre os processos artísticos e a pesquisa em artes: o artista-etnógrafo, a escrita de si e do outro, o artista-intérprete pesquisador e outras modalidades de continuidade entre pesquisa e produção artística. Aportes teóricos dos métodos da cartografia, da pesquisa-ação participativa, da etnografia para o campo das práticas artísticas contemporâneas, das pedagogias e das pesquisas em artes
Referências: ALEXANDRE, Marco Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. BETHÔNICO, Mabe; PATO, Ana. (orgs.). Documentos: arquivos e outros assuntos públicos. Belo Horizonte: Videobrasil, 2017. BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. DIDI-HUBERMAN. Diante da imagem. (Tradução de Paulo Neves). São Paulo, Editora 34, 2013. FISCHER, Michael M. "A etnicidades e as artes pós-modernas da memória". In: CLIFFORD, James & MARCUS, George (orgs). A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Eduerj/Papéis Selvagens, 2016, p. 271-322. FRANCA, Patrícia & NAZÁRIO, Luiz (orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006. HUCHET, Stéphane (org.) Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo, Editora da USP, 2012. KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014. KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. 3. ed. 2013. São Paulo: 34, 2013. ISBN 9788585490386. NEURATH, Johannes. Someter a los dioses, dudar de las imágenes: enfoques relacionales en el estudio del arte ritual amerindio. Buenos Aires: Sb, 2020. RANCIÈRE, Jacques. Política da arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, 15 (2), p. 45-59, 2010. RENA, Natacha; RENA Alemar; BRANDÃO, Marcela; NEVES, Bernardo. "Cartografia como método de investigação: uma conversa com Regina Kastrup". In: Revista Indisciplinar, n. 2, vol 2, dezembro de 2016, p. 17-30. ROGGERO, Gigi. "Breves notas sobre o método. Produção de saber e copesquisa". In: Revista Lugar Comum, n. 39, jan-abr 2013, p. 91-96. SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo a afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo Autêntica 2019. ISBN 9788551304914 SEVERI, Carlos e LAGROU, Els (organizadores). Quimeras em diálogo. Grafismo e figuração na arte indígena. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2013. VANSINA, Jan. "A Tradição Oral e sua Metodologia". In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. São Paulo: Ed. Ática, 1982, p.152-180. VERSIANI, Daniella Beccacia. Autoetnografias. Conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. WASEM, Marcelo Simon. "Colaboração, arte e subculturas". In: HARA, Helio. (org.). Caderno Videobrasil 02, Arte Mobilidade Sustentabilidade. São Paulo: SESC São Paulo, 2006.

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