Referências: |
ALEXANDRE, Marco Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
BETHÔNICO, Mabe; PATO, Ana. (orgs.). Documentos: arquivos e outros assuntos públicos. Belo Horizonte: Videobrasil, 2017.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DIDI-HUBERMAN. Diante da imagem. (Tradução de Paulo Neves). São Paulo, Editora 34, 2013.
FISCHER, Michael M. "A etnicidades e as artes pós-modernas da memória". In: CLIFFORD, James &
MARCUS, George (orgs). A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Eduerj/Papéis Selvagens, 2016, p. 271-322.
FRANCA, Patrícia & NAZÁRIO, Luiz (orgs.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
HUCHET, Stéphane (org.) Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo, Editora da USP, 2012.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. 3. ed. 2013. São Paulo: 34, 2013. ISBN 9788585490386.
NEURATH, Johannes. Someter a los dioses, dudar de las imágenes: enfoques relacionales en el estudio del arte ritual amerindio. Buenos Aires: Sb, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. Política da arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, 15 (2), p. 45-59, 2010.
RENA, Natacha; RENA Alemar; BRANDÃO, Marcela; NEVES, Bernardo. "Cartografia como método de investigação: uma conversa com Regina Kastrup". In: Revista Indisciplinar, n. 2, vol 2, dezembro de 2016, p. 17-30.
ROGGERO, Gigi. "Breves notas sobre o método. Produção de saber e copesquisa". In: Revista Lugar Comum, n. 39, jan-abr 2013, p. 91-96.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo a afirmação das epistemologias do Sul. São Paulo Autêntica 2019. ISBN 9788551304914
SEVERI, Carlos e LAGROU, Els (organizadores). Quimeras em diálogo. Grafismo e figuração na arte indígena. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2013.
VANSINA, Jan. "A Tradição Oral e sua Metodologia". In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. São Paulo: Ed. Ática, 1982, p.152-180.
VERSIANI, Daniella Beccacia. Autoetnografias. Conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
WASEM, Marcelo Simon. "Colaboração, arte e subculturas". In: HARA, Helio. (org.). Caderno Videobrasil 02, Arte Mobilidade Sustentabilidade. São Paulo: SESC São Paulo, 2006.
|