Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0002
Nome: SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E PESQUISA EM ARTES
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discussão dos projetos de pesquisa apresentados pelos/as estudantes ao Programa: demarcação do objeto da pesquisa e seus objetivos, estruturação e fundamentação teórica. interações disciplinares e bibliografia, metodologias de pesquisa em Artes, ética e métodos do trabalho de campo. Ao final do componente curricular, a/o estudante apresentará a versão definitiva do seu projeto de pesquisa.
Referências: BRAND, Antônio Jacó & MARINHO, Marcelo. "Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas". Revista Em Extensão, 10 (1), 2011. CARVALHO, José Jorge de. "Uma proposta de Estudos Culturais na América Latina: inclusão étnico-racial, transdisciplinaridade e Encontro de Saberes". In: ALMEIDA, Júlia & PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani (orgs.). Estudos Culturais: legado e apropriações. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 157-190. . Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria de entretenimento. Brasília, Série Antropologia 354, DAN, UNB, 2004. DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Forense Universitária, 2012. ISBN 9788530939663 FRANZONI, Tereza Mara. "Artes cênicas e antropologia: um diálogo a partir das manifestações populares de caráter dramático". DAPesquisa, Florianópolis, 7 (9), p. 51-63, 2018. KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014. LÜHNING, Angela & TUGNY, Rosângela Pereira de (orgs.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: Edufba, 2016. ISBN: 9788523215538 MARCUS, George E. "O intercâmbio entre arte e antropologia: como a pesquisa de campo em artes cênicas pode informar a reinvenção da pesquisa de campo em antropologia". Revista de Antropologia, 47 (1), 2004. MONTARDO, Deise Lucy e DOMINGUEZ, Maria Eugenia. Arte e sociabilidades em perspectiva antropológica. Florianópolis, Editora da UFSC, 2014. O'NEIL, Elena & CONDURU, Roberto. Carl Einstein e a arte da África. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. ROGGERO, Gigi. "Breves notas sobre o método. Produção de saber e copesquisa". In: Revista Lugar Comum, n. 39, jan-abr 2013, p. 91-96. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 92 p. ISBN 9788524909528 SILVA RIBEIRO, Jose. "Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual". Doc On-line, n.07, 2009, pp. 29-51. VELLOZO, Marila Annibelli & STECZ, Solange Straube (orgs.). Criação, ensino e produção de conhecimento em artes: artes visuais, cinema, dança e teatro. Campo Mourão: Felixam, 2016. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "O Nativo Relativo". Revista Mana, 8 (1), 2002. pp. 113 -148. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Arte: um paralelo entre a Arte e a Ciência. Campinas: Autores Associados, 2012.

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