Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 12 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0003
Nome: ARTES, O COMUM E COMUNIDADES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Dilemas contemporâneos da comunidade e do comum, e suas implicações nos processos artísticos. Alguns conceitos filosófico-políticos da comunidade. O artista na comunidade, o artista da comunidade, a arte como agenciamento comunitário. A partilha do sensível, a estética como política e o bem comum. Implicações contemporâneas dos encontros entre a arte e a comunidade.
Referências: AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. São Paulo/BH: Autêntica, 2013. ARAÚJO JR., Samuel Mello et al. "É permitido proibir: a práxis sonora da pacificação". Revista Vortex, v. 3, p. 149-158, 2015. "Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na sociedade pós- industrial". El Oído Pensante, v. 1, p. 1-15, 2013. BLANCHOT, Maurice. A comunidade inconfessável. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013. CANUTO, Frederico. Geo-grafias da Comunidade: investigações a partir do excesso da vida e a margem da multidão. Curitiba: APPRIS, 2015. CESAR, Marisa Flórido. Nós, o outro, o distante na arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Editora Circuito, 2014. ISBN: 9788564022461 GUERREIRO, Goli. Terceira Diáspora: culturas negras no mundo atlântico. Salvador: Editora Corrupio, 2010. GUIMARÃES, César. "O que é uma comunidade de cinema?". Revista ECO-Pós, 18(1), 45-56, 2015. . Entre o sensível e o comunicacional. São Paulo, Autêntica 2010. ISBN 9788582178225 GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo, Ed. 34, 1992. ISBN 85 85490012 HELGUERA, Pablo. "Educacao para uma arte socialmente engajada". In: HELGUERA, Pablo; HOFF, Monica (orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundacao Bienal do Mercosul, 2011, p. 558-563. KWON, Miwon. "Um lugar apos o outro: anotacoes sobre Site Specificity". Revista Arte & Ensaios, 17. EBA/UFRJ, 2009. MARTINS, Leda Maria. "Performance do tempo espiralar". In: RAVETTI, Graciela. e ARBEX, Márcia. (orgs.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: FALE-Faculdade de Letras da UFMG, 2002. NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Trad. Soraya Guimarães Hoepfner. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. PAIVA, Raquel (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34, 2009. EXO experimental org., 69 p. ISBN 9788573263213 . O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: 34, 2018. 155 p. (Trans). ISBN 9788573266924 RENA, Alemar. "O comum, a comunidade e a comunicação: entre Nancy, Hardt e Negri". Lugar Comum, 45, p. 221-231, 2015. SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê: uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

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