Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0004
Nome: ATELIÊ SABERES TRADICIONAIS, TERRITÓRIOS E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Ateliê de investigação, experimentação e criação de práticas artístico-pedagógicas. Modos de ensino e aprendizagem das Mestras e dos Mestres das tradições: pedagogias da circularidade, pedagogingas, contação de histórias. Ancestralidade, memória e oralidade. Os territórios como espaços de formação em artes. Os desafios da aplicação da Lei 11.645/08 na Educação Básica
Referências: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. ARRUTI, José Maurício. "Conceitos, normas e números: uma introdução à educação escolar quilombola". Revista Contemporânea de Educação, 12 (23), p. 107-142, 2017. BRAND, Antônio Jacó & CALDERONI, Valéria. "Território e saberes tradicionais: articulações possíveis no espaço escolar indígena". Práxis Educativa, 7 (1), pp.133-153, 2012. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SE-CAD/MEC, 2004. . Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Cultura. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: SECAD, 2006. . Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. . Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. . Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. CARVALHO, José Jorge de. Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria de entretenimento. Brasília, Série Antropologia 354, DAN, UNB, 2004. CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. "Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto". Revista Brasileira de Educação, 22 (69), p. 539-564, 2017. CONDURU, Roberto Luís Torres. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. CÔRTES, Gustavo; SANTOS, Inaicyra Falcão dos; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado (Org.). Rituais e linguagens da cena: trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade. Curitiba: CRV, 2012. GOMES, Nilma Lino. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. São Paulo: Autêntica, 2010. LAGROU, Els. Arte indigena no Brasil: agencia, alteridade, relacao. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009. LIGIERO, Zeca. Teatro das origens: estudos das performances afro-ameríndias. São Paulo: Garamond, 2019. MACHADO, Vanda. Pele da Cor da Noite. Salvador: EDUFBA, 2017. MASCARENHAS, Carlos Alberto de Souza. "Reflexões sobre território e educação quilombola: tensões e resistências". Revista Cerrados, 15 (2), p. 220-245, 2017. MATTOS, Nelma Cristina Silva Barbosa de. "Hora do Show: uma apresentação do dossiê temático Artes Negras". Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), 11 (27), p. 04-10, 2019. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3. São Paulo Autêntica 2009. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educacao musical e etnomusicologia: caminhos, fronteiras e dialogos. Opus, Goiania, v. 16, n. 2, p. 113-130, 2010. ROSA, Allan da. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2013. RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. SANTOS, Milton et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. TASSINARI, Antonella. "Múltiplas Infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou A Sociedade contra a Escola". In: Encontro Anual Da Anpocs, 33. Caxambu,

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