| Referências: |
AVELAR, Romulo. O avesso da cena: notas sobre producao e gestao cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.
ARAÚJO JR., Samuel Mello. "Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na sociedade pós-industrial". El Oído Pensante, v. 1, p. 1-15, 2013.
ARAÚJO JR., Samuel Mello et al. "É permitido proibir: a práxis sonora da pacificação". Revista Vortex, v. 3, p. 149-158, 2015.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CARVALHO, Cristina. Quando a escola vai ao museu. Campinas: Papirus, 2017.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed. São Paulo: Iluminuras: 2014.
DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.
. "O efeito estético: finalidade sem fim". Revista Urdimento, 17 (2), p.63-69, 2011.
. A pedagogia do espectador . São Paulo: Hucitec, 2010.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
LEAL, Dodi. "Tochas e coralidades na experiência visual de gênero em cena: dispositivos pedagógicos da luz na recepção teatral". Revista Urdimento, v. 34, n.1, p.256-265, 2019.
MOSTAÇO, Edélcio. Soma e sub-tração: territorialidades e recepção teatral. São Paulo: EdUSP, 2015.
PUPO, Maria Lúcia. "Mediação Artística: uma tessitura em processo". Revista Urdimento, v. 17, n.2, p.113-122, 2011.
PUPO, Maria Lúcia. VELOSO, Verônica. "Ação Cultural e Ação Artística: territórios movediços". Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.10, n.2, p.1-21, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: 34, 2009.
SILVA, Helena Lopes da. "Música, juventude e mídia: O que os jovens pensam e fazem com as músicas que consomem". In: SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012, v. 1, p. 41-60.
SIMÕES, Giuliana. Veto ao modernismo no teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2010. SOARES, Luís Cláudio Cajaíba. Teorias da recepção. São Paulo: Perspectiva, 2014.
STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2013.
|