Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0006
Nome: DIVERSIDADE EPISTÊMICA E PESQUISA EM ARTES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Multiplicidade de sistemas de conhecimento nas matrizes culturais brasileiras. Paradigmas e categorias analíticas e o problema da tradução intercultural. A emergência do cinema, da música, da literatura e de outras formas de expressão das comunidades nos espaços de produção e circulação artística contemporânea. Encontro de Saberes como proposta teórica e metodológica de experimentação e pesquisa entre o mundo acadêmico e o mundo dos saberes tradicionais. Trabalhos teóricos de alguns autores ameríndios e afro-diaspóricos que envolvem as discussões sobre arte, estética e comunidade.
Referências: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento Afro-diaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. , p. 79-106. CAIXETA DE QUEIROZ, Ruben. "Cineastas indígenas e pensamento selvagem". Devires - Cinema e Humanidades, 5 (2), 2008. CAIXETA DE QUEIROZ, Ruben & OTTO DINIZ, Renata. "Cosmocinepolítica Tikmu'un-maxakali: ensaio sobre a invenção de uma cultura e de um cinema indígena". Gis - Gesto, Imagem e Som, 3 (1), p. 63-105, 2018. CARELLI, Vincent. "Moi, un indien". In: Um olhar Indígena. Catálogo da Exposição Vídeo nas Aldeias, Rio de Janeiro, Banco do Brasil, 2004. CARVALHO, José Jorge de. "Uma proposta de Estudos Culturais na América Latina: inclusão étnico-racial, transdisciplinaridade e Encontro de Saberes". In: ALMEIDA, Júlia & PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani (orgs.). Estudos Culturais: legado e apropriações. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 157-190. . "Espetacularização e Canibalização das Culturas Populares na América Latina". Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Revista Anthropológicas, v. 20, p. 1-1, 2009 CESARINO, Pedro. Oniska: poética do xamanismo na Amazônia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. CESARINO, Pedro (org.). Quando a terra deixou de falar. Cantos da mitologia marubo. São Paulo, Editora 34, 2013. CONDURU, Roberto Luís Torres. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. ESCOBAR, Arturo. "Mundos y conocimientos de otro modo: el programa de investigación modernidad/ Colonialidad latinoamericano". Tabula Rasa, 1, 2003, pp 51–87. GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. 2. ed. São Paulo: 34, Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes - Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012. GONÇALVES, Gustavo & TUGNY, Rosângela Pereira (org.). Universidade popular e Encontro de Saberes. Edufba, 2020. GUIMARÃES, César et al. "Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG". Tessituras - Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 4, p. 179, 2017. JOÃO, Izaque. Jakaira Reko Nheypyr Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual jerosy puku entre os kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul. Dissertação de mestrado. Dourados/MS: PPGH/UFGD, 2011. KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. MARIN, Nadja & MORGADO, Paula. "Filmes indígenas no Brasil: trajetórias, narrativas e vicissitudes". In: BARBOSA, Andréa et al. (orgs.). A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome/Fapesp, 2016, p. 87-108. MUDIMBE, Valentim Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 2019. MUNANGA, Kabengele. "Arte afro-brasileira: o que é afinal?". Paralaxe, 6 (1), p. 5-23, 2019. . "A dimensão estética na arte negro-africana tradicional". USP MAC Notícias (07/06/2006). MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi. São Paulo: Uka Editorial, 2019. ISBN 9788564045118 OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. "Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil". Educação em Revista, 26 (1), p.15-40, 2010.

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