Universidade Federal do Sul da Bahia Itabuna, 31 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES (11.01.06.05.04)
Código: PPGA0007
Nome: DRAMATURGIAS DO CORPO E DA CENA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Panorama epistemológico, metodológico e as perspectivas estéticas que fundamentam as práticas dramatúrgicas e as poéticas contemporâneas. Teorias acerca do termo expandido de dramaturgia: o dramático, o dramatúrgico e o pós-dramático nas artes da cena. Epistemologias da cena. Criação coletiva, processos colaborativos e a instância compartilhada na tessitura cênica. Dramaturgias do corpo, do espaço, do/a ator/triz, do/a espectador/a. Etnocenologia. Artes da presença e suas dramaturgias nos segmentos da dança, do teatro, da performance e da cultura popular.
Referências: ALEXANDRE, Marcos Antônio. O Teatro Negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba. Rio de Janeiro: Ed. Malê, 2017. BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. (Orgs.). A arte secreta do ator – Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec/UNICAMP, 1995. CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários liminares: teatralidade, performance e política. Uberlândia: Edufu, 2011. CARREIRA, A. L. A. et al. (Org.) Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. DOMENICI, Eloisa. "A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para as artes cênicas". Caderno GIPE-CIT (UFBA), Vol. 23, 7-17, 2009. DRAMATURGIA(S), dramaturgismo em tempos pós-dramáticos. Revista Cena, 29, 2019. DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução de Sérgio Molina - São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016. FABIÃO, Eleonora. "Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea". Sala Preta – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo: ECA/USP. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. . "Por uma poética da performatividade: o teatro performativo". Sala Preta, 8, 197-210, 2008. GREINER, Christine & BIÃO, Armindo. Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999. GUINSBURG, J. e FERNANDES, Silvia (Org.). O pós-dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2010. LEAL, Dodi. "Fricções teórico-práticas do Teatro do Oprimido na Contemporaneidade: por uma pedagogia teatral da aproximação. Revista Arte da Cena, v. 2, p. 114-127, 2016. PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. Tradução Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010. PAIS, Ana. 2016. "O crime compensa ou o poder da dramaturgia". In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto. Dança e dramaturgia[s]. São Paulo: Nexus, 2016, 25-59. PEREIRA, Antonia; ISAACSSON, Marta; TORRES, Walter Lima [Org.]. Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012. PITÁGORAS 500. Dossiê. "Dramaturgia em seu campo expandido: dramaturgias possíveis". UNICAMP/SP - v. 8, n. 1 [14], jan./jun. 2018. PRADIER, Jean-Marie. "Ethnoscenologie: la chair de l’esprit". L'Annuaire théâtral: revue québécoise d’études théâtrales, 29, p. 51-68, 2001. SANTOS. Idelette Muzart Fonseca dos. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009. SANTOS, Adailton. Etnocenologia e seu método: pesquisa contemporânea em Artes Cênicas

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